terça-feira, 28 de junho de 2016

Resenha #80 - Feita de Fumaça e Osso

Feita de Fumaça e Osso


Autora: Laini Taylor
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Páginas: 384
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca
Ano: 2012


Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. 
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.
E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.

O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu 

cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. 



     Eu li esse livro já faz algum (tá, faz muito tempo), mas só resolvi fazer resenha dele agora. Para a felicidade geral da nação, hoje tem resenha de "Feita de Fumaça e Osso" (Não! Jura?), domingo de "Dias de Sangue e Estrelas" e quarta de "Sonhos com Deuses e Monstros", ou seja, cada dia um livro da trilogia (MDS! Rimou!).

Chega de papo furado e vamos a resenha!








       Essa é uma trilogia sobre anjos e demônios/ quimeras. Karou, nossa personagem principal, é uma menina com um estilo bem definido. Tem seu cabelo azul (o qual ela jura ser a cor natural), gosta muito de desenhar e está cursando arte, mas nunca ouviu falar sobre seus pais, quem cuida dela é um quimera (um demônio, mas é um demônio legal). Karou sempre vai para a casa/ covil desse quimera e lá existem outras criaturas. Vou colocar uma imagem para facilitar a vida de vocês quando os imaginarem, porque se eu fosse descrever levaria uma eternidade. 


       Karou tem um trabalho um tanto quanto estranho. Ela recolhe dentes para Brimstone. 
Ela vai viajando pelo mundo em busca de dentes de humanos e animais. Karou não sabe pra que nem porque, só vai buscar. Como ela passa com esses dentes (alguns gigantes) pelo aeroporto? Aí está a questão! Ela utiliza portais que uma quimera com corpo de serpente e cabeça humana abre para ela. Ahhh. É importante falar que ela não arranca os dentes da pessoa ou dos animais, ela é como se fosse um carteiro. E ela paga as pessoas com umas pedrinhas que realizam desejos. Cada pedra tem um poder maior que a outra.

       Acontece que, nesses portais (que geralmente são portas de casas comuns) acabam surgindo algumas "queimaduras" nos batentes das portas. Em cada portal tem uma, no formato de uma mão. Numa noite, Karou sai para pegar dentes de humanos sem nada para se defender, já que o carinha era suuuper de boa. Quando ela volta, tem um cara muito alto a esperando e do nada esse cara vai para cima dela, tentando matá-la. Ela tenta se defender a todo custo, mas tem um momento que não consegue mais. Até parece que ele estava prolongando sua morte, como se estivesse pensando em algo e que por algum momento não fosse matá-la. Um detalhe que muda muita coisa: esse cara é um anjo que está carregando espadas em ambas as mãos, ou seja, uma luta um pouquinho injusta, quase nada ( Karou saí quase toda fatiada da luta). Enfim, quando ela já não aguenta mais, para se tentar se defender, ela levanta as mãos. Nessa hora eu pensei "Deus, que menina burra! Ela vai morrer e levanta as mãos" (eu provavelmente já teria morrido, mas enfim). Do nada, esse anjo vai para trás com tudo. Bate na parede, se esfola todo. E, finalmente, o portal se abre e Karou consegue escapar da morte.

       Várias dúvidas começam a surgir, não só na mente de Karou como na nossa também. É uma coisa muito esquisita. Pra que servem os dentes? Porque os quimeras estão querendo sua ajuda? Porque aquele anjo tentou matá-la se nem ao menos o conhecia? E qual o significado das marcas nos portais?

       Essas dúvidas vão se esclarecendo ao longo das páginas e tudo vai fazer sentido, juro! Esse livro é ótimo! Diferente de tudo que já li. Tem uma história incrível que se encaixa em todos os pontos. Me fez rir e chorar ao mesmo tempo. As histórias vão se cruzando e as personagens vão ao pouco desfazer os nós de suas vidas. A leitura é muito fácil e acaba se tornando bem rápida.




     Nunca li um livro como esse, com essa história e nem sei de algum outro nesse estilo. A autora acertou em cheio com todo o enredo e a história não perde a graça nem o foco em nenhum momento. Como vocês já devem ter percebido, histórias com anjos e demônios temos aos montes, como é o exemplo de Fallen e Hush Hush, mas "Feita de Fumaça e Osso" superou minhas expectativas e deu um significado completamente novo. E aí? Você já tem alguma expectativa para esse livro ou já leu? Deixa aí nos comentários que vamos adorar saber...



Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...